OAB São Pedro da Aldeia

🖥️ Programas Essenciais para o Exercício da Advocacia e Utilização do Certificado Digital no computador

A OAB São Pedro da Aldeia, por seu presidente Neemias Pereira Lima, orienta a advocacia local quanto à correta instalação dos principais programas necessários para o exercício profissional digital, especialmente no que se refere ao peticionamento eletrônico, assinatura de documentos e acesso aos sistemas dos tribunais.

Estes programas estão disponíveis gratuitamente por meio da iniciativa Fique Digital da OABRJ, no seguinte link:
👉 https://fiquedigital.oabrj.org.br/pagina/programas-necessarios

Abaixo, listamos os principais programas e sua função (As instruções para instalação dos programas estão no link ACIMA):


🔐 Drivers do Token

Para que serve:
Permite o reconhecimento e funcionamento do seu certificado digital A3 (token ou cartão) no computador.
Orientação:
Instale o driver conforme a marca e modelo do seu certificado. É o primeiro passo para validar sua identidade digital.


📄 Assinador Digital (Shodô / PJe Office)

Para que serve:
Permite assinar petições, documentos e PDFs digitalmente, como exigido nos sistemas dos tribunais (PJe, SEI, etc.).
Orientação:
Instale o Assinador Shodô (mais leve e funcional) ou o PJe Office, conforme a exigência do tribunal em que atua.


🌐 Navegadores Compatíveis (Firefox / Chrome)

Para que serve:
Navegadores testados e homologados para o acesso aos sistemas do PJe, eproc, SEEU, e outros.
Orientação:
Recomenda-se o Mozilla Firefox ESR para maior estabilidade com certificados. Certifique-se de que está atualizado.


Java

Para que serve:
Alguns sistemas jurídicos utilizam Java para execução de assinadores digitais ou leitura de certificados.
Orientação:
Instale a versão indicada no site Fique Digital, e ative corretamente no navegador se solicitado.


📎 PDF-XChange Editor

Para que serve:
Permite visualizar, editar e separar arquivos PDF, inclusive para juntar documentos no processo eletrônico.
Orientação:
Ferramenta leve e prática, alternativa ao Adobe Acrobat, especialmente útil para digitalizar e organizar peças.


💼 Drivers de Certificados (Autoridade Certificadora)

Para que serve:
Além do SafeSign, algumas certificadoras (ex: Serasa, Certisign) têm drivers próprios para reconhecimento do token/cartão.
Orientação:
Instale o driver específico de acordo com sua autoridade certificadora.


📤 Módulo de Peticionamento Eletrônico (se aplicável)

Para que serve:
Alguns tribunais exigem instaladores próprios para envio de petições, como o TJRJ, TRT1 ou TRF2.
Orientação:
Baixe o módulo de peticionamento correspondente à jurisdição em que você atua.


⚙️ Recomendações Gerais:

✔️ Faça as instalações como administrador do sistema (clique com o botão direito > “Executar como administrador”);
✔️ Mantenha seu certificado digital atualizado e em mãos durante as instalações;
✔️ Sempre reinicie o computador após instalar os programas;
✔️ Utilize antivírus confiável e evite baixar programas de sites não oficiais.


Em caso de dificuldades técnicas, a secretaria da OAB São Pedro da Aldeia poderá auxiliá-lo com orientações iniciais e, se necessário, indicar suporte técnico especializado.

📎 Acesse os instaladores e instruções aqui:
👉 https://fiquedigital.oabrj.org.br/pagina/programas-necessarios


OAB São Pedro da Aldeia – 48ª Subseção
Apoio à advocacia no mundo digital.